quinta-feira, 24 de abril de 2014

 Dia da mãe

Não é preciso muito para deixarmos as mães com um lindo sorriso e felizes.
Sejam criativos e práticos, ponham as mãos na massa e façam as vossas prendas. Nada melhor que voltar aos tempos de escola.
Quando andávamos na escola fazia-mos aqueles trabalhos fantásticos que elas adoravam, mas muitas das vezes iam para uma gaveta ou um armário e ficavam esquecidos. Não que elas não gostassem mas ao fim de uns anos já eram tantos que tinham que ter este fim.
Agora, já adultos basta arranjar um pouco de tempo e consegue-se uma prenda bem doce.
Se têm crianças os paizinhos que vão com elas para a cozinha e mãos na massa, mas atenção depois deixar tudo muito limpo e arrumado.
Nota: esta foi uma receita que eu vi na página " A minha cozinha" da "Clara de Sousa", experimentei e  em casa ficaram viciados, fiz uma ligeira alteração(acrescentei os amendoins torrados).
Bolachas de manteiga de amendoim e pepitas de chocolate
Ingredientes:

 280 gr de farinha T 65 sem fermento
 1 Colher de chá de bicarbonato de sódio
 0,5 Colher de chá de sal fino
 170g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
 225g de açúcar refinado
 100 gr de açúcar amarelo ou mascavado
 185 gr de manteiga de amendoim com pedaços (crunchy)
 1 Ovo grande
 1 Colher de chá de extracto de baunilha
 250 gr de pepitas de chocolate negro (ou de leite, como preferir)
50 Gr de amendoins torrados

Preparação
Descasque os amendoins, pique-os grosseiramente e reserve.
Numa taça média, misture a farinha, o bicarbonato e o sal. Na taça da batedeira, coloque a manteiga e os açúcares e coloque a bater até ficar em creme. Raspe as laterais da taça sempre que necessário, para unir bem a massa. Adicione a manteiga de amendoim, o ovo e o extracto de baunilha e coloque a bater à velocidade mais baixa para envolver tudo muito bem. Envolva a mistura de farinha à mão, em 3 vezes (com colher de pau ou espátula), rodando e espalmando para que toda a farinha seja absorvida.
Finalmente envolve as pepitas de chocolate e os amendoins.
Leva ao frigorífico por meia hora, para arrefecer um pouco a massa, para que se consiga trabalhar melhor.
Enquanto isso, prepara os tabuleiros forrando-os com papel vegetal
(não é necessário untar).

Ligue o forno a 180ºc

Enrola pedacinhos de massa de forma a fazer bolinhas de cerca de 3cm de diâmetro, um pouco mais pequenas que as de ping-pong. Poderá fazê-las maiores, se preferir. 
Coloque-as sobre o papel vegetal, separadas entre si cerca de 5 cm, isto porque com o calor a bolacha vai abater e ocupar mais espaço.
Levar ao forno, pré-aquecido durante 11-12 minutos, no máximo.
O ideal é fazer um tabuleiro de cada vez a meio do forno, mas pode fazer dois, desde que fique atenta, uma vez que há tendência para não cozerem por igual. Eu costumo colocar 2 tabuleiros e troco-os de posição a meio do tempo (de cima para baixo e vice-versa) e  também os rodo (a frente para trás).

Terminado o tempo, retiram-se os tabuleiros do forno e deixam-se descansar os biscoitos por uns 3 ou 4 minutos sobre o papel. Depois, com a ajuda de uma espátula, colocam-se os biscoitos sobre uma grelha até arrefecerem totalmente.



Sejam felizes e um bom dia da Mãe.

3 comentários: