quinta-feira, 29 de maio de 2014



Bolo de vinagre com xarope de cerejas
Domingo tem que haver bolo para sobremesa.
Este foi feito a pedido de alguém cá de casa, a base do bolo é da mesma do de morangos " Bolo de vinagre", mas o recheio é diferente.
Como temos que variar resolvi arriscar e correu bem.
As quantidades que vou indicar de cerejas é capaz de ser demais para este bolo, mas podem guardá-las num fraco dentro do frigorífico e usar noutras sobremesas.
Ingredientes
Xarope de cerejas
1 Kg de Cerejas
400 gr de Açúcar
1 Cálice de vinho do porto
1 Colher de café rasa de amido de milho


Bolo de vinagre


ingredientes

 5 ovos
150 gr. de farinha
200 gr. de açúcar
 1 colher de sopa de vinagre
 1 colher de chá de fermento para bolos
1 colher de sopa de açúcar em pó para pôr por cima do bolo
Confecção
Ligue o forno a 180º c.
Unte e forre uma forma.
Bata as gemas com o açúcar muito bem, até ficar uma massa muito fofa, junte a colher de vinagre e continue a bater. Depois de a massa ter dobrado de volume, desligue a batedeira e junte a farinha e o fermento. Bata as claras em castelo e envolva no preparado anterior. Leve ao forno cerca de 30 min , quando colocar o palito e sair seco está pronto. Deixe arrefecer muito bem.
Confecção do xarope de cereja
Lave e descaroce as cerejas, coloque-as juntamente com o açúcar numa panela e leve ao lume. Quando começar a ferver reduza para o mínimo e vá mexendo para não pegar.
Deixe ferver cerca de 40 min, findo este tempo a cereja deve estar pronta, retire com uma escumadeira para um prato e reserve. Ao amido de milho junte o vinho do Porto e coloque dentro do xarope da cereja, mexa cerca de 5 min, junte as cerejas e deixe arrefecer.
Montar o bolo: corte o bolo a meio e recheie com as cereja e coloque também um pouco de xarope, tape e coloque mais um pouco de cereja por cima e regue com xarope, com um coador coloque um pouco de açúcar em pó por cima do bolo ....( Enfeite ao seu gosto)

Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário