quarta-feira, 28 de maio de 2014



Broa de milho



Cá em casa tem que haver sempre broa na mesa, em todas as refeições, o meu pai não prescinde dela.



Quando me foi proposto o desafio para confeccionar alguns pratos com os produtos do " José Gourmet", eu pensei logo na broa.


Podemos fazê-la com sardinhas, com chouriço ou simples, quando amassei fiz logo as 3.

A receita que vos vou dar dá para 3 broas pequenas.

Depois de levedar divide a massa em 3 e segue a montagem de cada uma.

A base é a mesma, só mudam os ingredientes finais.
A de chouriço foi por gostar e para ver como ficava.
Resumindo, todas elas, cada uma com o seu sabor, são muito boas.

Com a broa simples eu ganhei um passatempo para estar presente em Albergaria no " Festival do Pão de Portugal" que com muita pena não consegui ir, mas ver o reconhecimento pela minha receita já me deixou muito feliz.
A boa de sardinhas foi pensada para trabalhar com os produtos que já referi.
Broa de Milho


Dificuldade: Média
Tempo de preparação: + - 3 horas
Doses: 6 pessoas por broa
Ingredientes
Farinha de milho 250 gr
Farinha de trigo 250 gr + um pouco para depois poder trabalhar

Fermento de padeiro fresco 50 gr

Água q.b.

Confecção
Primeiro tem que se fazer o fermento. Pese 100 gr. das duas farinhas, peneire e coloque numa taça, abra uma cavidade e coloque o fermento desfeito e vá adicionando água morna até se despegar das mãos. Polvilhe com farinha, tape e deixe levedar até a massa dobrar de volume. Se quiser pode fazer este processo à noite e deixar até ao outro dia. Coloque a restante farinha também peneirada numa bacia onde possa amassar com facilidade, faça uma cavidade e coloque aí o fermento, vá juntando água morna e amassando muito bem. A massa tem que ficar um pouco mole, vai ter de amassar um pouco. Polvilhe com farinha, faça uma cruz e tape, deixe levedar até dobrar de volume. De preferência num local quente, assim o processo é muito mais rápido. Ligue o forno nos 200 grº c. Forre um tabuleiro com papel vegetal e unte com um pouco de azeite. Polvilhe uma bacia com farinha e coloque lá dentro a massa, vá dando saltos com a massa até ela formar uma bola, quando estiver vire a massa para cima do tabuleiro. Coloque um pouco de farinha nas mãos e com as pontas dos dedos vá achatando a massa para ela ficar mais baixa, leve ao foro a cozer, cerca de 40 min.

Broa de Sardinhas
Esta receita, foi feita com sardinhas de conserva, mas se preferirem podem fazer com as sardinhas frescas.
A quantidade de sardinhas para esta broa varia conforme o tamanho, nesta eu usei as da lata, mas tirei a espinha e abri ao meio colocando a pele para cima, se for para colocar sardinhas frescas coloque-as inteiras.

Lava as sardinhas e retire a tripa, não tire as escamas porque no forno protege do calor e assim não queimam. 

Depois de arranjadas coloque por cima da broa e leve ao forno, a gordura que deixam fica na broa e dá-lhes um sabor fantástico.

" Ou se gosta ou se detesta"


Broa com chouriço

Para esta broa vai precisar de um chouriço e meio de colorau.

Tire a pele, corte o chouriço inteiro aos bocado pequenos, a outra metade corte-a às rodelas.

Quando colocar a broa na bacia coloque lá dentro o chouriço que cortou aos bocadinhos e sem amassar muito junte para ele ficar espalhado pela broa toda, depois de estar no tabuleiro coloque as rodelas por cima e leve ao forno.

Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário