terça-feira, 3 de junho de 2014


Rolo de vitela 





De partida de férias para o Algarve preparava sempre esta receita porque levava já confeccionada para os primeiros dias, o que dava muito jeito.

Dava para pôr no pão e levar para a praia, fazer um arroz e acompanhar com um legumes cozidos, servir fria com uma salada, uma grande variedade de opções de refeições com uma carne muito saborosa.

Cá em casa todos gostam e quando estou algum tempo sem a fazer , começam logo a pedir "mãe, faz a carne assada na panela".

Esta carne também é óptima para fazermos, com alguma antecedência e depois é só aquecer, ou então para termos no frigorífico e irmos servindo conforme precisarmos.

Para ser um pouco mais rápido costumo fazer na panela de pressão, mas já tenho dado a receita a algumas amigas minhas e elas com algum tempo fazem no tacho, mas leva mais tempo a cozer.

Eu chamo-lhe rolo porque tem esse formato, e tanto faço de carne de vaca como de vitela.

A carne deve ser temperada na véspera para ficar mais saborosa.


Ingredientes.
1 rolo de carne 
Alhos qb
sal qb
Tomilho  qb
Piripiri qb
Colorau qb
Azeite 1 dl
Vinho branco qb
Cenouras qb
1 colher de café de amido de milho " Maizena"
1 Folha de  louro
Passo a passo
Tempere a carne com vinho, sal, alhos, louro, colorau, tomilho e coloque no frigorífico até à hora de a cozinhar.
Quando for para cozinhar, retire bem o alho e deixe a carne escorrer um pouco para poder selá-la melhor. Na panela de pressão coloque o azeite e leve ao lume, quando estiver quente coloque lá a carne e vá virando de todos os lados para ficar bem selada.
A carne deve ficar com este aspecto.
Carne selada, adicione o tempero todo e um pouco de água (2 colheres de sopa). 
Tape e deixe cozinhar uns 30 min no mínimo. Desligue a panela e deixe sair o vapor sem pressa.
Quando já tiver saído o vapor todo,  retire a carne da panela e coloque numa travessa, deixe repousar tapada com papel de alumínio. Coloque as cenoura na panela e deixe cozer. 
Quando estiverem prontas, numa taça desfaça o amido de milho com um pouco de molho e coloque na panela. Mexa até engrossar,com cuidado para não queimar. 
Fatie a carne e sirva com.....  
arroz e cenouras.
Com salada.
Ou no pão
Bom apetite

1 comentário: