quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Natal



Nesta altura do ano já era para ter partilhado as minhas receitas de doces de Natal,as da minha mãe, avó ou tias, mas não tenho tido muito tempo!

Sei que em doçaria as doses, pesos e medidas são seguidas à risca, no entanto sempre vi a minha avó fazer a olho e, mais tarde, com a minha mãe acontecia o mesmo.

O leite creme era feito da seguinte maneira, provava-se o leite para ver se tinha a quantidade de açúcar certo, colocava-se o pau de canela e a casca de limão, quando se colocava a farinha esperava-se que não ficasse com grumos, e os ovos com algum cuidado....e eu assim continuo a fazer, torna-se tudo um pouco mais complicado para partilhar as receitas porque não sei as quantidades certas.

Hoje em dia há tantas receitas e com facilidade as conseguimos, vou partilhar o que faço e as fotos que tenho.

Nota: se alguém quiser que eu diga ao certo como faço eu explico com muito gosto, basta deixar mensagem aqui no blogue ou no facebook,https://www.facebook.com/pages/Na-Cozinha-da-T%C3%A9/1410157799236031


Leite creme



Aletria, voltamos à mesma questão,  prova-se o leite a ver se está doce,  arranja-se a massa e vamos verificando quando está pronta para colocar os ovos. 
Cá em casa não pode ficar muito dura porque não gostam, fica ligeiramente a fugir do prato.


Aletria



Sonhos


Estes eu coloquei a receita certa, porque tive de fazer uma dose muito grande para os escuteiros, então medi e pesei tudo com muito rigor.

Deixo aqui o link da receita...



Rabanadas

Aqui temos um problema, o meu pai gosta muito das que a minha mãe fazia com o seu molho de vinho do porto.

Os meus filhos só gostam das que o pai faz. Fica prometido que quando o meu marido fizer este Natal as rabanadas eu tiro fotos e coloco a receito, porque ele segue-a à risca.

As minhas são as de leite, a calda é servida ao lado e só se coloca na hora de comer...

Rabanadas de leite e calda de vinho do porto




Também não podem faltar as de vinho tinto, agora é uma disputa entre o meu marido e a "nora" são os dois que gostam e é sempre a ver quem come mais. Esta semana eu vou fazer e coloco a receita e fotos.



Rabanadas de vinho tinto




Também não pode faltar o pudim. Mas esta receita da minha avó eu já partilhei aqui fica o link....

Sem comentários:

Enviar um comentário