quinta-feira, 26 de novembro de 2015


Natal - Miminho de azevinho


Na nossa mesa de natal não podem faltar os doces tradicionais como as rabanadas, o leite creme, a aletria e tantos outros. Mas podemos sempre inovar, por isso vos apresento esta sobremesa. Diferente, linda e deliciosa,um doce regalo para os nossos olhos, um toque de sofisticação na sua mesa de Natal.

Trata-se do tradicional red velvet, mas apresentado em doses individuais com uma cobertura de cream cheese e decorado para a época em que estamos.....


Ingredientes



300 g de farinha com fermento

40 g de cacau em pó

1 pitada de sal

250 g de açúcar

250 ml de óleo ou Vaqueiro Liquida

2 ovos

1 c. de sopa, de corante vermelho

1 c. de chá, de essência de baunilha

250 ml de buttermilk (*duas colheres de sopa de sumo de limão para 240 ml de leite, deixar descansar por alguns minutos)

1 e 1/2 colher de chá, de bicarbonato

2 colheres de chá, de vinagre branco

Para a cobertura

cream cheese

60 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

215g de açúcar em pó, peneirado

1 colher (de chá) de extrato de baunilha

1/4 colher (de chá) de sal

115g de queijo creme bem gelado( eu usei o queijo creme Palhais cremoso)

Rapsódia de frutos vermelhos
Ingredientes

1 saco de frutos vermelhos congelados

100 gr de Açúcar

1 Colher de chá de amido de milho

1 Cálice de vinho do porto

Confecção

Pré-aqueça o forno a 180º.
Unte e forre um tabuleiro para cozer o bolo, que depois de frio vai cortar com um molde redondo.

Comece por fazer a rapsódia: coloque num tacho os frutos vermelhos e o açúcar, leve ao lume brando durante 20 minutos, findo este tempo, coloque numa taça o amido de milho e dissolva com o vinho do Porto, coloque dentro do tacho e mexa durante 5 minutos , apague e coloque num fraco para arrefecer.

Peneire para uma tigela, a farinha, o sal e o cacau. Numa outra tigela bata o açúcar com o óleo até misturar bem. Adicione os ovos um a um e continue sempre a bater. Junte o corante vermelho e a baunilha e bata novamente. Adicione metade da mistura de farinha e cacau, o *buttermilk e a metade restante de farinha. Bata apenas até a mistura ficar homogénea.
Numa tigela pequena, misture o vinagre com o bicarbonato de sódio, adicione à massa e bata por uns segundos. Coloque a massa no tabuleiro e leve ao forno a 180º, cerca de 30 minutos (ou faça o teste do palito).

Enquanto o bolo cose faça o cream cheese: numa tigela, junte a manteiga, o açúcar em pó, o sal e a baunilha. Bata até ficar tudo bem ligado (aproximadamente 4 minutos). Adicione o queijo creme gelado e bata apenas o suficiente para incorporar (cerca de 2 a 3 minutos) - não bata demais. Reserve.


IMPORTANTE - Fora do forno deixe arrefecer completamente para depois poder cortar.

Montar o bolo

Com um aro do tamanho que pretender corte duas rodelas de bolo, tenha em atenção para ficarem com tamanho o mais idêntico possível, faça este processo até terminar.

Na base do prato coloque um pouco do cream cheese para o bolo ficar firme.

Num saco de pasteleiro coloque o bico frisado e na primeira base faça um aro a toda a volta deixando um espaço para rechear, como se fosse uma barreira, coloque aí a rapsódia de frutos vermelhos e coloque a outra parte do bolo sem pressionar, faça uma flor e decore..


Decoração: se tiver habilidade e os utensílios certos, molde as folhas de azevinho e faça as bolinhas em pasta de açúcar, senão pode compre-las já prontas e decorar.


 BOM NATAL

Sem comentários:

Enviar um comentário