segunda-feira, 27 de junho de 2016

Sobremesa de verão
Bolo na taça


Com a chegada do verão gostamos de sobremesas mais frescas e que não dêem muito trabalho.Esta é uma delas. Pode ser feita em taças individuais, numa taça grande ou num frasco para levar para a praia ou para o trabalho. A base do bolo pode ser à sua escolha: laranja, vinagre, massa de pão-de-ló ou de chocolate. Eu optei por fazer bolo de chocolate.

Ingredientes

Bolo
250 gr de açúcar

200 gr de farinha

1 Colher de chá de fermento em pó

1 Pacote de chocolate

1/2 dl de oleo

1/2 dl De leite 

1 pacote de chocolate em pó

5 Ovos

Chantily


1 pacote de natas (eu usei longa vida)

2 Colheres de sopa de açúcar em pó

Morangos 1/2 kgr

Vinho do porto de boa qualidade q.b.

Confecção
Primeiro preparam -se os morangos, lave e corte os morangos e coloque-os em vinho do Porto, de preferência de um dia para o outro, para tomarem o gosto do vinho.

Ligue o forno a 180ºc.
Forre uma forma redonda com papel vegetal e unte com um pouco de manteiga.
Bata as gemas com o açúcar até obter uma massa fofa, junte o óleo e deixe bater mais um pouco. Aqueça ligeiramente o leite e vá juntando à massa alternando com o chocolate em pó, deixe bater mais um pouco até começar a ver bolinhas a rebentar. Enquanto o bolo bate, bata as claras em castelo bem firmes. Reduza a velocidade da batedeira para o mínimo e vá juntando a farinha e o fermento. Desligue e adicione as claras sem bater, só envolvendo bem. Coloque na forma e leve ao forno cerca de 45 minutos. Antes de retirar verifique que está cozido com a ajuda de um palito.
Desenforme e deixe arrefecer completamente.
Quando for montar o bolo faça o chantily: Bata as natas em velocidade média e deixe bater um pouco depois acrescente o açúcar aos poucos e deite bater até ficarem bem firmes, muito cuidado para não passarem a manteiga.
Coloque o bolo na taça, por cima o chantily e depois os morangos e o vinho do porto, leve ao frigorífico até à hora de servir...






 Bom apetite..

2 comentários: