sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Frango assado 



Nas casa Portuguesas talvez seja das aves que mais se come! É como o bacalhau, há uma enorme variedade de se confeccionar: assado, frito, estufado....
Para o jantar, almoço de Domingo em família ou mesmo para levar ao outro dia para o trabalho, assado é a forma mais fácil de se confeccionar. Basta colocar no forno e assim temos algum tempo livre para preparar outras coisas.

Ingredientes

Para 4 pessoas

1 Frango do campo médio

Sal q.b

Batatas q.b

Azeite q.b

5 Dentes de alho

1 Folha de louro

Piripiri q.b

Pimenta em grão q.b

1 Ramo de salsa

Vinho branco q.b

1 Colher de sopa de colorau

Noz moscada ( Macis) grão q.b

Confecção

Comece por limpar o frango, deixando-o inteiro e com a pele. Num almofariz coloque todos os temperos secos(menos a salsa) e esmague tudo muito bem, adicione um pouco de azeite e mexa bem, regue o frango com um pouco de vinho branco e barre todo o frango com o tempero,sem se esquecer de colocar um pouco no interior do frango.

Coloque metade do ramo de salsa no interior do frango e o restante por cima, reserve.

O ideal é temperar desta forma o frango na noite anterior, mas se não puder faça-o pelo menos com 3 horas de antecedência.
Ligue o forno a 150ºc e quando estiver quente coloque no fundo da assadeira um pouco mais de vinho branco,por cima um pouco de azeite e tape com uma folha de alumínio, leve a assar assim cerca de uma hora.
Ao fim de uma hora retire a folha de alumínio e aumente a temperatura para 200ºc, vá virando o frango e regado-o por mais uma hora(a temperatura do forno varia de forno para forno), ao fim de duas horas coloque as batatas e deixe assar até ficarem bem.
 Sirva com uma boa salada.




Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário