quinta-feira, 27 de março de 2014

Sopa de Abóbora

Sopa, um hábito que sempre existiu em casa dos meus pais, o primeiro prato a ser servido. Sopa de nabos, havia quem reclamasse mas tinha de comer, sopa de legumes, que tão bem a minha mãe fazia, e tantas outras que não tem fim. Contudo foi-se perdendo este costume em muitas casas e não devia, porque muitas vezes são a única forma de as crianças e adultos comerem legumes.
 Cá em casa por norma tenho sempre sopa, mas reconheço que também  fomos perdendo um pouco esse hábito de a servir antes da refeição.
Deixo-vos aqui algumas das sopas que a minha mãe Fazia.


Ingredientes

500 gr De abóbora descascada e limpa de pevides

1 Cenoura média

1 Batata grande

1 Cebola média

1 Dente de alho

Noz moscada q.b.

sal q.b.

Coentros q.b.( eu usei aromáticas vivashttps://www.facebook.com/aromaticasvivas/ )

4 Colheres de sopa de Azeite

1 litro de água +-

Preparação
Corte a abóbora e a batata aos quadrados pequenos, a cenoura o mais fininho que conseguir e reserve. Pique para um tacho a cebola e o alho, coloque o azeite e leve a lume brando, quando a cebola estiver transparente coloque os ingredientes que cortou,  mexa um pouco e deixe refogar ligeiramente. Acrescente a água e um pouco de sal, tape e deixe cozinhar os legumes. Quando a cenoura e os outros legumes estiverem bem cozidos está  pronta a passar. Eu passei muito bem até ficar um creme macio. Leve novamente ao lume e deixe ferver mais um pouco rectifique o sal e coloque um pouco de noz moscada moída na hora. 
Sirva com um pouco de coentros picados.




Nota:

Atenção, quando for passar a sopa se achar que tem muita água retire um pouco e mais tarde se achar que precisa coloca.

Bom apetite.



Sem comentários:

Enviar um comentário