segunda-feira, 21 de abril de 2014

Avó Isaura
Páscoa
Chega a Páscoa e vêem as recordações, os cheiros, são coisas que não se esquecem, marcam e andam connosco para sempre.
A minha avó tinha uma padaria, onde todos os filhos ajudavam e onde os netos aproveitavam para brincar ou para fazer traquinices.
Recordar a padaria da minha avó faz-me sobretudo recordar a Páscoa, época de muito trabalho para todos, inclusive para os meus pais que lá ajudavam, depois do emprego e tendo já filhos para cuidar.
Recordo a minha avó sempre a ralhar quando eu “roubava” um pouco de massa de regueifa ou o meu a gritar “Ó Isaura olha essa miúda que ainda lhe dá alguma” para a alertar por eu estar a encher taças de massa de pão-de-ló para comer, mesmo sem cozer.
Receitas bem guardadas de iguarias únicas que ainda hoje há quem recorde como a “regueifa da ti Isaura” e quem diga que como aquela não há igual. No entanto, quem ajudava na padaria também sabia as receitas e anos mais tarde foram os meus tios e também os meus pais que começaram a amassar e a cozer a dita regueifa.
 Lembro os serões em casa da minha mãe, enquanto o meu pai punha a bater o pão-de-ló, a minha tia Gina e a minha mãe amassavam a regueifa, que precisava de ficar a levedar até ao dia seguinte para depois ser cozida e finalmente comida. Que delícia! Que saudades!
Essas mesmas receitas foram me dadas mais tarde pelo meu pai, que as guardou religiosamente. Eu agradeço. Comecei também eu a fazer as famosas receitas e o resultado não tem sido mau, diz quem come. 
A Páscoa para além da festa católica é mais um motivo para nos sentarmos à mesa, seja para comer o cabrito ou para nos deliciarmos com regueifa, pão-de-ló ou amêndoas.
E é com alguma pena minha que não vos posso mostrar as maravilhas da minha avó, porque não tenho fotos.
Desculpem, mas receitas de família que não vos posso dar mas deixo aqui algumas imagens dessas maravilhas, feitas por mim, para se deliciarem.                                                                                                                                                  


Esta foto é uma relíquia 

Estas agora são as minhas especialidades com as receitas da minha avó.


Deliciem-se








4 comentários:

  1. Respostas
    1. Verdade primo, tenho pena é de não haver mais fotos....mas esta já dá para ver como aquele local nos marcou a todos!!!!

      Eliminar
  2. Recordo-me muito bem da padaria. Por alturas da Páscoa, apesar de os meus pais morarem na Régua, íamos sempre a Espinho. Partilho aqui mais um segredo, o vinho-do-porto que a receita de pão-de-ló da minha avó Isaura leva, naquele tempo vinha da Régua e era escolhido pelo meu avô paterno - o avô Baptista - com todo o cuidado. Saudades da infância e desses tempos !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade prima, são essas saudades e as lembranças que me fez fazer este poste....uma singela Homenagem à grande mulher que foi a nossa avó "Isaura".

      Eliminar