sexta-feira, 25 de abril de 2014

Sonhos

O que seria da vida sem sonhos? Felizes daqueles que sonham e mais felizes ainda os que conseguem concretizar os seus sonhos.


Estes sonhos são outros…

São sonhos sempre doces, definidos nos dicionários como ” bolo fofo de farinha e ovos, frito e passado depois por açúcar”, no entanto os sonhos são muito mais do que isso, são tradição.

Natal sem sonhos não é Natal, mas não precisamos de esperar por ele para os ter na mesa.

Cá em casa é assim, é só pensar neles, ir para a cozinha e ver se saem sonhos ou pesadelos, porque às vezes são mesmo um pesadelo.

Com esta receita isso não vai acontecer…


 Ingredientes
Esta receita foi feita com pesos e medidas para vocês terem as quantidades exactas do que eu fiz. Mas se preferirem faze-la utilizando como medida copos ou chávenas, mas atenção a medida liquida é igual à sólida(por exemplo: um copo de farinha e um copo de leite e água ( metade de cada).



Também podem ser recheados ou servidos com uma calda de vinho do porto.


Esta receita dá para cerca de 35 sonhos grandes.

Ingredientes



375 Dl. De água



375 Ml. De leite

450 gr. de farinha

2 colheres de sopa bem cheias de vaqueiro liquida

1 pau de canela


1 casca de limão

5 Colheres de sopa de açúcar + um pouco para finalizar com a canela

10 Ovos

Sal q.b.

Canela em pó q.b.



Ingredientes para o creme
meio litro de leite



3 ovos

2 colheres de sopa de farinha

1 casca de limão

1 pau de canela

4 colheres de sopa de açúcar



Confecção

Primeiro faça o creme para ele arrefecer.



Num tacho coloque a farinha, o açúcar e as gemas de ovo, mexa logo de seguida, adicione o leite, a casca de limão e o pau de canela, leve ao lume e mexa até ficar cremoso se vir que é necessário adicione um pouco mais de leite, mas tenha em atenção que não pode ficar muito fino.

Massa dos sonhos

Num tacho coloque a água e o leite, casca de limão, pau de canela, uma pitada de sal, o açúcar e a manteiga, quando começar a ferver adicione a farinha peneirada de uma só vez e mexa até a massa se despegar do fundo do tacho, mexa um pouca para ela cozer. Retire do tacho e em cima da bancada amasse um pouco, coloque na bacia e deixe arrefecer por completo. Adicione os ovos um a um e vá amassando bem até a massa ficar brilhante. (eu adicionei esta quantidade de ovos, mas verifique porque dependendo do tamanho de cada ovo, pode ter que colocar mais ou menos.)

Aqueça o óleo e com a ajuda de duas colheres vá fritando.

É preciso alguma paciência, e muita atenção. Se os sonhos se virarem sozinhos a massa está óptima, se tal não acontecer, pode adicionar mais um ou dois ovos.

Vá colocando em cima de um papel absorvente, de seguida passe pela canela e açúcar que preparou, coloque numa travessa e sirva.


"Se for para rechear, com a ajuda de uma tesoura dê um pequeno golpe, recheie e depois passe pela canela e açúcar."



Bom apetite






2 comentários:

  1. Ficaram lindos até fiquei com água na boca
    bj

    ResponderEliminar
  2. primeiro muito obrigada, pelo seu comentário e por gostar...agora é só ir para a cozinha e fazer igual...beijinhos e um BOM NATAL!!

    ResponderEliminar