terça-feira, 10 de março de 2015



Pêras escalfadas em malagueta polvilhadas com anis-estrelado




Costuma-se dizer que os olhos também comem e é bem verdade. Quando vi o GORDON RAMSAY a fazer esta pêras fiquei logo com vontade de experimentar, não só pela cor que elas têm mas também pela mistura de especiarias.


Na culinária portuguesa também temos as nossas pêras bêbedas que são muito boas, mas não resisti e fiz estas.


Claro que os gostos não foram todos unânimes, a minha filha não ficou lá muito convencida, o meu marido gostou , mas o meu filho mais velho adorou, por isso já vale a pena.


Ingredientes

125 gr de açúcar refinado

1 Pitada de açafrão( opcional)

2 Flores de anis-estrelado

1 malagueta vermelha cortada na longitudinal

4 pêras rochas 

Para polvilhar

4 Anis-estrelados

1 colher de chá de gengibre

Confecção

Corte as extremidades das pêras para elas se manterem de pé e descasque-as reserve.

Coloque o açúcar, a malagueta, o açafrão(se decidir usar) e o anis-estrelado numa caçarola  com o tamanho suficiente para depois adicionar as pêras, junte 500 ml de água. coloque em lume médio até o açúcar se dissolver.



O açúcar está dissolvido acrescente as pêras. deixe cozinhar por 10 a 15 minutos ao fim deste tempo espete a ponta da faca se ela entra bem estão prontas, é importante elas ficarem inteiras.


Entretanto prepare a o anis-estrelado, num almofariz moa até ficar reduzido a pó. Misture o gengibre em pó e guarde num fraco até à hora de servir.

Quando as pêras estiverem cozidas retire do tacho e coloque o liquido novamente em lume brando, por mais uns 15 a 20 minutos, para reduzir e atingir a consistência de um xarope.
Sirva quente ou frias, com um pouco de calda e polvilhadas com o anis-estrelado, também as pode guardar por uns dias dentro do liquido.


Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário