quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Leite Creme


Nesta altura do ano já era para ter partilhado as minhas receitas de doces de Natal,as da minha mãe, da minha avó ou das minhas tias, mas não tenho tido muito tempo!

Sei que em doçaria as doses, pesos e medidas são seguidas à risca, no entanto sempre vi a minha avó fazer "a olho" e, mais tarde, com a minha mãe acontecia o mesmo.O leite creme era feito da seguinte maneira, provava-se o leite para ver se tinha a quantidade de açúcar certo, colocava-se o pau de canela e a casca de limão, quando se colocava a farinha esperava-se que não ficasse com grumos, e acrescentavam-se os ovos com algum cuidado....e eu assim continuo a fazer. Tudo fica um pouco mais complicado quando chega a hora de partilhar as receitas, mas como os pedidos têm sido muitos, eu lá pesei e medi tudo muito bem e partilho aqui com vocês a minha receita do leite creme. Fácil e com um truque para não ficar com grumos!


Ingredientes


6 gemas de ovos


4 colheres de sopa de farinha


1 casca de limão~

1 pau de canela

1 Litro de leite

11 colheres de sopa de açúcar



Confecção

Coloque o leite num fervedor(deixe uma chávena de chá) e leve ao lume com o pau de canela e a casca de limão.








 Num Tacho coloque a farinha, o açúcar e as gemas de ovo, mexa logo de seguida com a vara de arames, adicione o leite, a casca de limão e o pau de canela, leve ao lume e mexa até ficar cremoso se vir que é necessário adicione um pouco mais de leite, quando estiver na consistência desejada, retire o pau de canela e a casca de limão e coloque na travessa.


Bom Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário