domingo, 11 de dezembro de 2016

Bolo de Natal


Nesta época do ano começamos a pensar em ter algo diferente na mesa de natal. Um bolo que se possa comer e dizer, sabe a Natal! Sim, porque o Natal tem sabor, sabor a canela, gengibre, a frutos secos e a vinho do Porto.  Esta é uma receita Americana e que eu adaptei para os nossos sabores bem Portugueses.
Quando o fiz pela primeira vez, pedi ao meu marido para o provar para ver  se achava estava bom ou era preciso alterar alguma coisa. Resposta dele: "não mexas na receita que eu já comi quase metade do bolo".
Fantástico! Acertei em cheio naquilo que  queria. Partilho aqui com vocês a receita.



Ingredientes

250 gr De manteiga

275 gr De açúcar amarelo

5 ovos

275 gr de farinha

1 Colher de café de gengibre em pó

1 colher de chá de canela 

200 gr de tamaras 

1 Colher de chá de fermento em pó

100 gr de nozes

200 gr de Sultanas sem grainha

1 Cálice de vinho do Porto ( de boa qualidade)

Confecção

Untar uma forma redonda e forrar com papel vegetal, reserve.
 Ligue o forno a 180ª. 
Corte as tamaras e soltanas em pedaços pequenos e coloque-as no vinho do Porto. Bata a manteiga como açúcar até ligar bem, adicionar os ovos, um de cada vez e bata mais um pouco. Adicine a farinha  com o fermento mas sem bater, só envolvendo tudo. Junte as frutas e o vinho do Porto, as nozes partidas e envolva bem e coloque na forma. leve ao forno para cozer. Este bolo demora cerca de uma hora a cozer, mas ao fim de 50 minuto faça o teste do palito para verificar, se ainda sair muito húmido poderá precisar de um pouco mais de a uma hora.   




Bom apetite e Feliz Natal

2 comentários: