quarta-feira, 25 de janeiro de 2017


Canja de galinha



Inverno, frio, gripes e constipações nada melhor e mais reconfortante que uma saborosa canja de galinha.

Cá em casa só faço quando arranjo galinha caseira, pois fica muito mais saborosa e por norma traz aqueles ovinhos fantásticos que os filhos adoram. Claro que nem sempre se consegue e agora nos supermercados vendem-se embalagens com preparados prontos para fazer uma boa canja de galinha e também traz ovos.

Antigamente era o que se serviam aos doentes quando estavam com gripe, dizia-se que fazia transpirar e que a febre passava.

As mulheres quando tinham os filhos ficavam resguardadas e o que lhes era servido...canja de galinha. (não sei bem ao certo como era, mas para quem tinha menino ou menina variava um dia....31 ou 30 dias a caldos de galinha)

Também existem alguns provérbios portugueses como "cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém" ou " Galinha velha dá boa canja"

Este tem sido um Inverno de muito frio, por isso faça uma canja e delicie-se. Se for com bastante frango até serve como refeição.

Ingredientes



Para 6 pessoas



1/2 Galinha


1 Pacote de pevides

Sal q.b

Água q.b


Confecção





Limpe a galinha, corte-a em pedaços pequenos, separe os miúdos e os ovos e reserve. Coloque a cozer a galinha e a moela numa panela com água e uma pitada de sal. (se for caseira leva mais tempo, porque por norma são galinhas velhas, e são um pouco mais duras)

Eu coloquei na panela de pressão cerca de 25 minutos.

Quando sair o vapor da panela abra, retire o frango, desfie-o e coloque novamente na panela, junte a pevide, os restantes miúdos e os ovos, rectifique o sal e deixe a massa cozer.

Sirva e delicie-se com esta reconfortante canja.




Bom apetite

1 comentário:

  1. A tua canja ficou linda, especialmente com aqueles ovinhos, perfeita para o Inverno! bjs
    http://www.iguaria.com/

    ResponderEliminar