terça-feira, 27 de fevereiro de 2018



Ameijoas à minha moda




Cá em casa são servidas como entrada, acompanhado com pão e um bom vinho bem fresco.Nota: Por vezes, utilizo as ameijoas vietnamitas congeladas. Se usarem as frescas tenham em atenção à areia. Coloquem-nas de molho em água salgada durante cerca de uma hora e depois lavem-nas muito bem.
Tempo de confecção:10 minutos
Dificuldade: Fácil
Porções:6 pessoas





Ingredientes

2 kg de ameijoas

1 molho de coentros ( eu usei aromáticas vivas https://www.facebook.com/aromaticasvivas/?ref=br_rs)

1 cabeça de alhos

3 limões


Azeite q.b
Confecção

Se estiver a utilizar as ameijoas congeladas, retire-as do congelador cerca de 5 minutos antes. Coloque-as num escorredor e passe-as por água.(se forem as frescas faça o que eu recomendei acima) Coloque umas folhas de papel de cozinha no fundo de num escorredor e coloque as ameijoas para ficarem sem água, para quando as for cozinhar não salpicar, reserve.


Lave os coentros muito bem e pique-os, faça o mesmo aos alhos, reserve. Esprema o sumo de 2 limões e reserve. O outro limão corte às rodelas para decorar, reserve.
Ao cozinhá-las vai ter que o fazer dividindo a quantidade, em função do tamanho da frigideira, para abrirem mais rápido (cá me casa esta quantidade faço em 3 vezes).
Coloque uma frigideira ao lume e cubra o fundo com azeite, coloque logo um pouco de alho e assim que ele começar a fervilhar adicione as ameijoas, envolva tudo muito bem, junte um pouco de coentros, tape e deixe-os cozinhar por 2 a 3 minutos, retire a tampa e mexa. Verifique se estão todas abertas, logo que estejam abertas adicione mais um pouco de alho e coentros, junte o sumo de limão q.b e envolva bem.
Coloque-as numa travessa, volte a salpicar com coentros e decore com rodelas de limão, sirva acompanhado com pão.

Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário