segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Rabanadas de fogaça com calda de vinho do Porto

Uma receita diferente das rabanadas a que estamos habituados, mas depois de experimentem vão gostar. Aconselho a servirem mornas, podem servir como sobremesa ou fazê-las para um pequeno almoço.  
Nota; Aconselho a fazerem com a fogaça fresca, no mínimo com dois dias.

Ingredientes

Para 4 rabanadas

1/2 fogaça

3 Ovos l 

4 colheres de sopa de açúcar

1/2 litro de leite

1 Pau de canela

Canela em pó para polvilhar

1 casca de limão

Óleo para fritar

Calda de Vinho do Porto

450 gr de açúcar

7 dl de água

2 tiras de casca de limão

1 pau de canela

 1 cálice de vinho do porto

Confecção

Comece por fazer a calda porque leva mais tempo. Num tacho leva-se ao lume o açúcar com a água,o limão e a canela. ferve até ter ponto de fio. Ao retirar do lume junta-se o vinho do Porto e reserva-se. 
Corte 4 fatias de fogaça mais o menos a largura de um dedo, apare a côdea de baixo, reserve.
Coloque um tacho ao lume com o leite, a casca de limão, o açúcar e o pau de canela, deixe ferver por dois minutos, reserve.
Num prato fundo coloque os ovos e bata ligeiramente, reserve. Coloque uma frigideira ao lume e faça uma linha de montagem, passe as fatias pelo leite ainda quente e de forma a ela absorverem algum  leite, logo de seguida passe pelos ovos e coloque-as no óleo quente,deixe-as fritar até ficarem douradas, repita este processo com todas as fatias. Quando estiverem coloque-as num prato e polvilhe com canela. Sirva-as com a calda de vinho do porto, ainda morna. se quiserem podem adicionar a calda e elas absorvem todo o sabor. deliciem-se. 


Sem comentários:

Enviar um comentário