segunda-feira, 29 de junho de 2020

Tiras de entrecosto com batatas crocantes 


Cada vez mais rendida ás minhas companheiras de cozinha. A minha placa de indução e á minha placa de grelhar. A placa mantém o calor e mesmo que eu adicione ingredientes a intensidade de cozinhar mantém-se. Esta placa de grelhar devido ao seu tamanho posso fazer dois ingredientes ao mesmo tempo. Vejam aqui neste link onde podem adquirir...Casa Nova-Produtos para o lar 

Hoje a receita que vos trago foi um aproveitamento de excedente do S. João. Fiz uma sardinhas e um entrecosto grelhado com batatas cozidas e uma bela salada. Não estamos em tempos de deitar nada fora, claro o entrecosto que sobrou estava por grelhar, guardei e no outro dia ainda estava melhor, como eu nunca coloco logo o sal não corri o risco de estarem salgadas. As batatas ficaram quase todas, guardei e deu para fazer as minhas batatas crocantes. Acompanhei com uma salada e um pouco de melão frequinho que nesta altura do ano sabe sempre bem.   
( Vou dar a receita completa de como tempero as minhas tiras de entrecosto )
Dose: 2 pessoas
Dificuldade:Fácil
Tempo: 20 minutos

Ingredientes

3 tiras de entrecosto 

Vinho tinto

4 Dentes de alho

Pimenta q.b 

sal q.b

1 Folha de louro

Batatas cozidas q.b

Alface q.b

1 Tomate grande

1 Cebola pequena

1 Fatia de melão 

Azeite q.b

Vinagre q.b 

Pepino q.b

Oregão q.b 

Tomilho q.b 

Confecção
Comece por temperar as tiras de entrecosto. Coloque-as numa caixa onde depois as possa tapar e levar ao frigorífico. Aconselho vivamente a temperar com 48 horas de antecedência e com um bom vinho. Coloque as tiras em vinho tinto, 2 dentes de alhos cortados ás rodelas a folha de louro e um pouco de pimenta. ( o sal só se coloca meia hora antes de as grelhar) reserve. Parta as batatas ás rodelas, reserve. Pique os restantes alhos e reserve. Faça a salada com a alface, tomate, pepino e a cebola, tempere a gosto, reserve.
Corte a fatia de melão aos bocados e reserve. 
Ligue a placa de indução nos 1800ª e coloque a placa de grelhar. Quando estiver bem quente coloque na parte onde tem o ondulado as tiras de entrecosto e deixe cozinhar por 4 minutos. 



Agora no outro lado adicione um pouco de azeite, com cuidado, ele vai aquecer muito rápido, adicione logo de seguida as batatas. Entretanto vire as tiras e com cuidado vá virando as batatadas,se achar necessário adicione mais azeite.  


Quando as batatas estiverem tostadas de ambos os lados adicione o tomilho para elas ganharem o sabor.As batatas prontas o entrecosto estará grelhado, mesmo no final adicione ás batatas os alhos picados..



Se repararem eu nunca baixei a temperatura e nada queimou. Vão virando com cuidado e só coloquem os alhos no final para não queimarem e darem o sabor ás batatas. Sirva com a salada, o melão e um copo de vinho fresquinho e deliciem-se  com esta simples refeição que é um aproveitamento do excedente do S. João, mas pode ser uma sugestão para se fazer.... 


Bom Apetite. 

Sem comentários:

Enviar um comentário