sexta-feira, 9 de maio de 2014

Arroz doce


Não é a minha especialidade. Cá em casa quem costuma fazer o arroz doce é o meu marido, mas como eu não desisto facilmente resolvi experimentar fazê-lo mais uma vez, desta vez para concorrer a um passatempo.
Não é que eu não saiba fazer, mas os meus filhos dizem logo: "não foi o pai que fez..."e acreditem que, mesmo assim não se deita nada fora, comem na mesma é sinal que não fica muito mal.


Por isso aqui fica a receita, para vocês experimentarem...
Ingredientes

 1 l de leite

200 gr de arroz 

200 gr de açúcar


3 Gemas de ovos


4 dl de água


 1 Colher de sopa de manteiga


1 Colher de sopa de vinho do porto

1 Pau de canela

Casca de limão qb

Sal qb

Canela em pó qb



Confecção

Põe-se a cozer o arroz num tacho com a água e uma pitada de sal, deixa-se ferver até absorver a água, mexendo sempre para não pegar. 
Noutro recipiente põe-se o leite a ferver com a casca de limão e o pau de canela, quando começar a secar vai-se acrescentando o leite lentamente, conforme necessário para o arroz cozer, sem parar de mexer. 
Quando o arroz estiver cozido, junta-se o açúcar e vai-se mexendo sempre para não pegar, junta-se o leite até terminar. 
Ligam-se as gemas  com o vinho do porto e com o lume desligado junta-se ao arroz,  mexe-se muito rapidamente e volta ao lume só para levantar fervura. Retira-se e junta-se a manteiga, mexe-se e coloca-se em pratos individuais ou num prato grande, enfeita-se com canela em pó. 
Nota: deve ser sempre cozinhado em lume brando, para ficar cremoso.






Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário