quarta-feira, 21 de maio de 2014

Bolo de noz e ovos moles


Esta receita era da minha mãe. 
Festa cá em casa não se faz sem um bolo de noz. Também pode ser feito em rolo ou para juntar com outro como eu fiz no baptizado da minha sobrinha, juntei o de chocolate com este, nem vos digo nada....ficou uma delicia.
Quem não gosta ou não pode comer nozes pode substituir por amêndoa, o processo é o mesmo.



Ingredientes

400 gr de Açúcar

200 gr de Farinha

1 dl de Oleo

1 dl de Leite morno

6 ovos

1 Colher de café de fermento para bolos

300 gr de Noz

Ovos moles

250 gr de açúcar

1/2 Copo de água

7 Gemas grandes

Confecção

Comece por preparar as nozes, reserve umas nozes para enfeitar o bolo, pique-as muito bem na máquina, mas se gostar de sentir a noz então, pode pica-la com a faca mais grosseiramente.

Unte e forre uma forma com papel vegetal.

Ligue o forno a 180ºc

Junta-se a farinha e o açúcar na batedeira, coloque o óleo e as gemas e começa-se a bater logo de seguida, bater um pouco e adicione o leite morno, continua a  bater até formar umas bolhinhas, desligue a batedeira e com a colher de pau adiciona a noz, depois o fermento. Bata as claras em castelo e envolva  com muito cuidado.

coloque na forma e leve ao forno cerca de 30 a 35 min., ao fim de 30 min. verifique com um palito se está cozido.

Desenforme, corte ao meio e recheie com um pouco de ovos moles, coloque a outra parte por cima do bolo e coloque os restantes ovos, enfeite a gosto.

Nota: Se o bolo for para rechear com os ovos moles, o palito tem que sair bem seco, se não o quiser rechear, quando ele sair com um pouco de humidade está no pronto. 
Ovos moles: Enquanto o bolo cose faça os ovos moles: num tacho coloque o açúcar e água leve ao lume até atingir o ponto de pasta (ver foto em baixo), apague e deixe arrefecer um pouco, junte com muito cuidado as gemas um pouco batidas. Volte a levar a lume brando mexendo sempre para não talhar, nem se pegar ao fundo.





Bom apetite




2 comentários: