sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Bola de carne

Prometido é devido! 
Aqui está a receita da bola de carne.
Cá em casa não há festa sem ela bola de carne, mas também sem festa se come bem, basta pensar num jantar mais informal ou um lanche ajantarado e lá está a bola.
A minha mãe sempre a fez e agora sou eu a fazer. Quando o meu irmão tinha o bar da praia ela nem aquecia o lugar, era das primeiras coisa a ser vendida.
Este ano nas festas da cidade os escuteiros também a tiveram lá à venda. 
Pode ser levada como farnel para um piquenique ou até mesmo se formos comer a casa de uns amigos e servir como entrada. 
O recheio é um pouco ao gosto de cada um, se for para festas de crianças deve ser com fiambre. Se for para se beber com uma cerveja fresquinha, recheie com presunto. 
Vou deixar aqui a minha sugestão.... 

Ingredientes

10 Fatias de bacom magro partidas fininhas

100 gr de paio yorke

100 gr de Chourição

5 fatias de fiambre

1oo gr de salsichão 

6 0vos+ 1 ovo

1 chávena de leite

400 gr de Farinha 

100 gr de Manteiga

50 gr de fermento fresco

1 colher de café de sal

Confecção

Peneire a farinha para uma taça, abra uma cavidade ao centro, reserve. Aqueça o leite, até estar morno e desfaça aí o fermento. Junte à farinha, o sal, os 6 ovos, a manteiga e com a mão vá juntando os ingredientes todos e ao mesmo tempo junte o leite com o fermento, sem mexer muito, a massa deve ficar um pouco liquida. Tape e deixe descansar por meia hora.



Unte a forma onde vai fazer a bola com manteiga, prepare as carnes todas e ligue o forno a 180ºc. 
Montar a bola: quando destapar a massa ela deve estar bem alta. Com a ajuda de um gafo mexa ligeiramente para baixar, coloque metade  da massa no fundo da forma e espalhe com a ajuda do garfo, coloque as carnes a seu gosto e pela ordem que quiser, junte o resto da massa. As carnes têm de ficar totalmente tapadas, pincele com ovo e leve ao forno, cerca de 40 minutos.




Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário