Açorda de marisco
Esta é uma receita da minha mãe. Era feita para aproveitar o pão duro que se tinha em casa. Pode ser feita de, marisco, bacalhau, tomate.... Cá em casa a preferida é a de marisco ou a de bacalhau.
Ingredientes
Receita para uma pessoa
Miolo de camarão ( uma mão cheia)
miolo de berbigão ( Uma mão cheia)
Miolo de mexilhão ( uma mão cheia)
Meia dúzia de camarão com casca ( pode ser já cozido)
1 cebola pequena
Azeite q.b
1 dente de alho grande
Sal q.b
Pimento verde e vermelho q.b
Pimenta q.b
Piripiri q.b
2 Pães (de preferência da véspera )
2 Tomates maduros ( eu usei coração de boi)
Confecção
Se o camarão com casca ainda não estiver cozido, comece por cozer. Coloque uma panela ao lume com uma mão cheia de sal e dois piripiri, quando começar a ferver adicione o camarão congelado e assim que começar a ferver conte 4 a 5 minutos, depende do tamanho. Depois de cozido passe imediatamente por água fria, descasque e numa taça coloque os camarões e reserve, noutra coloque as cascas, cubra com água fria e esmague as cabeças e as cascas para libertarem todos os sucos que têm, reserve."Se já tiver cozido, faça o mesmo processo com as cascas".
Num tacho coloque a cebola picada com um pouco de azeite, faça um refogado, assim que a cebola começar a ficar transparente adicione os alhos bem picados e o tomate sem pele, mexa bem para desfazer o tomate e tempere ao seu gosto. Adicione o pimento, deixe apurar todo este molho, vá adicionando a água das cascas coada para a tomatada ir ganhando o gosto do camarão. Adicione agora o marisco, menos os camarões que cozeu. Deixe apurar cerca de 20 minutos e se necessário vá juntando um pouco de água, rectifique os temperos. Parta o pão em bocados pequenos e reserve. Na hora de servir adicione um pouco de água e junte o pão,os camarões que cozeu mexa, deixe ferver um pouco e sirva logo para não secar....
Nota: Sei que todas as açordas levam coentros, mas a que a minha mãe fazia era assim, se gostarem podem adicionar e o sabor será um pouco mais fresco.
Bom apetite..
Sem comentários:
Enviar um comentário