quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Pataniscas de bacalhau



Bacalhau, o fiel amigo que podemos confeccionar 1001 maneiras. As pataniscas de bacalhau são uma das receitas de grande sucesso da gastronomia Portuguesa.
Podem ser servidas como petisco ou prato principal, acompanhado com uma salada, arroz de feijão vermelho, tomate ou um arroz sequinho de bacalhau.
A receita que vos vou dar é uma receita da minha mãe ( A minha avó também as fazia assim), confesso que tive alguma dificuldade em começar a fazer e cá em casa nunca estão no ponto, falta sempre alguma coisa, o que já é um hábito naquilo que eu cozinho.....os meus provadores são muito esquisitos e críticos. 

Ingredientes
( Dose para 6 pessoas)

Uma embalagem de bacalhau desfiado

2 Chávenas de farinha

Água q. b

Salsa q.b

2 Cebolas médias

sal q.b

Pimenta q.b

3 Ovos inteiros e uma gema

1 Dente de alho

1 Colher de sopa de azeite

Óleo/ azeite ( para fritar) 

Confecção

 Nota: Eu fiz as pataniscas com o bacalhau desfiado salgado, mas podem fazer com postas ou do congelado que já está demolhado, fica ao seu gosto.

Lave muito bem o bacalhau e coloque-o de molho umas horas, vá mudando a água com alguma frequência no caso de o confeccionar no próprio dia ( este não precisa de muito tempo, cerca de 3h chega).
Pique finamente a cebola, a salsa e o alho, reserve.
Numa bacia coloque a farinha e vá juntando água até ficar um polme grosso, adicione agora os ovos e mexa até ficar um polme  cremoso mas com alguma consistência. junte os ingredientes previamente picados e  mexa bem e reserve. 


Esprema o bacalhau muito bem e desfio-o em bocados mais pequenos, junte ao polme e tempere ao seu gosto,  tem que ter cuidado o sal, o que aconselho sempre é que prove o bacalhau antes de o colocar no polme. 
Com a ajuda de uma colher retire porções da massa e frite em óleo/ azeite bem quente, de ambos os lados, até ficarem douradas.


Coloque-as em papel absorvente  para retirar o excesso de gordura, disponha-as numa travessa enfeite com um pouco de salsa e sirva.



 Bom apetite

Sem comentários:

Enviar um comentário