quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Iogurte



Quando os meus filhos eram pequenos eu fazia os iogurtes deles. Entretanto deixei de fazer, mas agora com o meu blogue e procurando fazer as refeições mais saudáveis, voltei a fazê-los.



Desta vez queria experimentar os iogurtes líquidos, para levar ao workshops que ia dar. A minha irmã emprestou-me a Bimby e eu experimentei, fiquei maravilhada com o resultado: cremosos, muito mais saudáveis que os de compra, porque não têm adição de açúcar e em questão de preço cada um pode ficar aproximadamente por 0,08 cêntimos.


A receita que vos vou dar é do livro da Bimby, se seguirem à risca ele ficam como estão na foto.


1ª passo-Aquecimento
A temperatura ideal para o desenvolvimento das bactérias ronda os 45ªC. Assim, na Bimby com as temperaturas controladas, o iogurte é feito a 50ªC.
Coloca-se na Bimby 1000g de leite(Normalmente de vaca)e 120g de iogurte(Fonte de bactéria)e aquece-se 5min/50ªc/vel.3.
Esta mistura nunca deve ser aquecida a temperaturas mais altas, pois pode matar bactérias.

Dica:Guarde um iogurte de um fabrico para utilizar no fabrico seguinte. Pode utilizar um iogurte caseiro até 10 vezes.

2 passo-Fermentação

Depois de todos os ingredientes perfeitamente cozinhados/aquecidos é necessário abafar durante 10-13 horas, para que as bactérias se possam desenvolver e transformar o leite em iogurte.

A este processo dá-se o nome incubação ou fermentação. Durante este período a temperatura deve ser o mais constante possível e rondar os 45ªC.

Dica: Quando fazemos os iogurtes à noite, este cuidado deve ser redobrado devido às oscilações de temperatura. Pré-aqueça o forno a 50ªC. Abafe bem a mistura no copo ou em frascos próprios para iogurtes ( eu usei frasco esterilizados dos sumos compal)com uma manta, dentro do forno desligado e deixe fermentar durante 10-13 horas.

3 Passo-Armazenamento

Depois da fermentação, os iogurtes devem ser conservados no frigorífico, até ao momento de consumir. Os iogurtes caseiros têm uma duração até 10 dias após o seu fabrico.

Dica: Se pretender adicionar fruta, tem que ser na hora de os consumir, visto que não tem conservantes.

Dica: O processo para confeccionar os iogurtes de soja ou sem lactose é o mesmo, só tem que utilizar os ingredientes próprios....(Leite e iogurte).
Pode também ser servido com cereais ou fruta cortada aos bocados.

A fazer




Nos frascos prontos a serem embrulhados para irem para o forno fermentar.



Bem embrulhados.



No forno


E ficaram assim.


Bom lanche!!!

3 comentários:

  1. Já fiz iogurtes na Bimby . Mas esta parte do forno mao sabia..e os de soja sem lactose/? Aguardo Angelita❤

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O processo para os iogurte sem lactose e os de soja é o mesmo, só tem que utilizar leite e iogurte próprio...

      Eliminar
  2. Adoro os iogurtes da bimby. Ontem fiz de ananás com um pouco de gelatina para dar aroma. Fiz na tm5 que já é iogurteira e hoje de manhã foi só distribuir nos frascos. Económico, ao nosso gosto e muito prático.
    Beijinhos

    ResponderEliminar