quarta-feira, 25 de maio de 2016

Bolinhas de grão, aveia e atum


Na nossa alimentação diária tentamos sempre servir refeições saudáveis e que não dêem muito trabalho, nem nos façam perder muito tempo na cozinha.

Nesta receita encontra tudo isso e muito mais. Se tiver uma mandolina da Borner fica logo a ganhar tempo, pois vai ter os legumes prontos em 2 minutos.
(https://www.facebook.com/Borner-Portugal-cortador-de-legumes-294791543904177/?fref=ts )
Pode fazer estas bolinhas como demonstro e servir como entrada ou fazer umas bolinhas maiores, do tamanho de almôndegas e servir com salada e tem uma refeição.
Pode preparar de véspera e só colocar no forno na hora de servir, são deliciosas servidas quente ou frias, pode levar para o trabalho, praia ou um piquenique.

Ingredientes

1 Lata de grão das grandes

1 Cebola média

1 Cenoura média

60 gr de aveia

1 Ovol

3 Latas de atum em água

1 Frasco de cebolinho eu usei da Margão

Sal q.b

Pimenta q.b

Maionese q.b

Caril em pó q.b


Confecção

Comece por forrar um tabuleiro com uma folha de papel vegetal, reserve.Ligue o forno a 180ªc

Maionese de caril - adicione o caril à maionese até ficar a seu gosto, pode ter um sabor mais ou menos intenso a caril, depende um pouco do gosto de cada um. Coloque no frigorífico até à hora de servir.
Abra as latas de atum e coloque-as a escorrer.Abra a lata do grão lave muito bem, coloque a escorrer, reserve.Corte a cebola e a cenoura muito fininha com o ralador, reserve.



Triture ligeiramente a aveia na picadora 1,2,3, reserve.

Coloque o grão numa tigela e com o esmagador de batata manual esmague o grão grosseiramente, de forma a ficarem alguns inteiros, junte a cebola, a cenoura e a aveia e com a mão envolva tudo muito bem.
Apesar de já ter escorrido o atum, esprema-o um pouco com a mão para lhe retirar toda a água. Coloque-o na mistura do grão, adicione o frasco de cebolinho e envolva tudo muito bem. Bata o ovo ligeiramente e misture, tempere com sal e pimenta até estar ao seu gosto.
Faça as bolinhas e coloque-as no tabuleiro para levar ao forno, cerca de 25 a 30 minutos, ou até ficarem tostadinhas.






Para servir coloque um pouco de maionese na base e coloque as bolinhas em cima, no topo volte a colocar um pouco mais para quando comer sentir o sabor. 



Bom apetite

1 comentário: