segunda-feira, 10 de outubro de 2016


Vitela assada com batatas


Almoço de Domingo. Por vezes mais elaborado, um pouco mais demorado a confeccionar, mas como temos mais mais tempo, é um almoço mais calmo, onde juntamos os filhos e netos para saborear uma boa refeição

Esta refeição tem um tempo de confeção muito longo, mas deixa-nos livres para fazermos outras.

Tem mesmo que ser assim se pretenderem uma carne tenra, saborosa e que ao comer se vais desfazer na boca.

Pode confecionar esta receita com qualquer tipo de carne, seja porco, vaca ou vitela.

Cá em casa tanto asso carne de porco do cachaço, como costela mendinha, esta última bem mais gostosa, mas quem tem crianças ou muito esquisitos com a gordurinhas todas torna-se mais difícil. Desta vez assei um bico de vitela.



Dose: 9 pessoas

Dificuldade: Média

Tempo: 5 horas

Ingredientes


1 Bico de vitela com 3k


Pimenta q.b

1 Cabeça de alhos

1 Folha de louro

1/2 Litro de vinho

2dl Azeite

1dl De oleo

1 Colher de sopa de colorau

Sal q.b

Agua q.b


2 kgr de batatas pequenas




Confecção

A carne fica muito melhor se for temperada de véspera, vai absorver muito melhor os temperos.

coloque todos os ingredientes de tempero no almofariz: alho, sal, louro, colorau, pimenta a gosto e esmague um pouco. Adicione o óleo e mexa bem para ficar uma papa, reserve.

coloque a carne na assadeira que vai levar ao forno e regue com um copo pequeno de vinho, por cima da carne barre muito bem e aproveitando toda a papa que está no almofariz, se necessário,lave com um pouco de vinho e coloque na assadeira. Tape com uma folha de alumínio e deixe ficar umas horas.

Ligue o forno a 200ªc e na assadeira onde temperou a carne coloque o azeite por cima da carne, ao lado e com cuidado para não tirar o tempero vai adicionar o restante vinho branco, e agora sim vai colocar água até meio da assadeira, tendo o mesmo cuidado, para manter os temperos que estão por cima da carne.

Não se espante com a quantidade de água, pois eu também levei tempo a aceitar esta maneira de assar a carne, mas creditem que vale a pena fazer pois o resultado é fantástico.
Coloque no forno, esta confeção demora cerca 4h 30 horas no forno.

Ao fim de uma hora a 200ªc reduza o calor para 180ªc, vá virando a carne e regando, se entretanto achar que está a queimar muito por cima, tape a carne com papel de alumínio, mas só mesmo a carne e não o molho.

Descasque as batatas e coloque-as em água, reserve.

Ao fim de 3h adicione as batatas, sem as temperar ou adicionar qualquer sal, pois elas vão absorver o tempero da carne.

Quando tiverem terminado as 4h de forno e se achar que as batatas estão muito submersas no molho e que este não reduzir muito pode retirar um pouco desse molho, deixando as batatas até meio com o molho.

Todo este processo pode levar até um total de quase 5h de forno, sendo que este tempo é para uma quantidade grande de carne e só assim irá obter um resultado fantástico.

Pode sempre acompanhar com um arroz e uma boa salada.








Bom apetite

1 comentário: