Bolo de Natal
Nesta época do ano começamos a pensar em ter algo diferente na mesa de natal. Um bolo que se possa comer e dizer, sabe a Natal! Sim, porque o Natal tem sabor, sabor a canela, gengibre, a frutos secos e a vinho do Porto. Esta é uma receita Americana e que eu adaptei para os nossos sabores bem Portugueses.
Quando o fiz pela primeira vez, pedi ao meu marido para o provar para ver se achava estava bom ou era preciso alterar alguma coisa. Resposta dele: "não mexas na receita que eu já comi quase metade do bolo".
Fantástico! Acertei em cheio naquilo que queria. Partilho aqui com vocês a receita.
Ingredientes
250 gr De manteiga
275 gr De açúcar amarelo
5 ovos
275 gr de farinha
1 Colher de café de gengibre em pó
1 colher de chá de canela
200 gr de tamaras
1 Colher de chá de fermento em pó
100 gr de nozes
200 gr de Sultanas sem grainha
1 Cálice de vinho do Porto ( de boa qualidade)
Confecção
Untar uma forma redonda e forrar com papel vegetal, reserve.
Ligue o forno a 180ª.
Ligue o forno a 180ª.
Corte as tamaras e soltanas em pedaços pequenos e coloque-as no vinho do Porto. Bata a manteiga como açúcar até ligar bem, adicionar os ovos, um de cada vez e bata mais um pouco. Adicine a farinha com o fermento mas sem bater, só envolvendo tudo. Junte as frutas e o vinho do Porto, as nozes partidas e envolva bem e coloque na forma. leve ao forno para cozer. Este bolo demora cerca de uma hora a cozer, mas ao fim de 50 minuto faça o teste do palito para verificar, se ainda sair muito húmido poderá precisar de um pouco mais de a uma hora.
É mesmo assim, quando está bom não se mexe! Parece delicioso e vou guardar a receita! Beijinhos
ResponderEliminarObrigada e um feliz Natal.
Eliminar