terça-feira, 9 de janeiro de 2018



Roupa Velha ou Farrapo Velho




É um prato típico do Norte de Portugal e também da época Natalícia que se come, geralmente, no dia a seguir à consoada. Em casa dos meus avós sempre se comeu o farrapo velho, a minha mãe continuou a fazer e agora eu. Uma tradição que atravessa gerações. Uns fazem-no no tacho, outros no forno, eu cá em casa faço na frigideira.

Esta receita foi criada para aproveitamento das sobras do bacalhau cozido da consoada, pois antigamente tudo se aproveitava. 

Hoje em dia em muitas casas já se coze a mais para ficar para o outro dia.



Ingredientes


Restos de batatas

Restos de Bacalhau

Restos de couve

Azeite q.b

Alhos q.b

Vinagre Q.b

Pimenta q.b

Confecção

Comece por cortar as batatas aos cubos pequenos, a couve aos bocados pequenos e reserve. Tire as espinhas e a pele ao bacalhau e corte aos bocados( se preferir desfie).
Pique os alhos e reserve.
Coloque uma frigideira ao lume com o fundo coberto com azeite, quando este estiver quente adicione o bacalhau e deixe refogar um pouco, junte a batata e adicione os alhos,mexa com algum cuidado para não se desfazer, se achar necessário junte um pouco mais de azeite. Adicione a couve, coloque um pouco de pimenta, volte a mexer, sempre com cuidado,tape por uns 3 minutos para aquecer tudo de forma uniforme. Destape, mexa novamente e quando o fundo da frigideira estiver a ficar um pouco tostado, está pronto, adicione um pouco de vinagre e sirva de imediato.


Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário