Lulas estufadas
Espinho é uma cidade onde ainda se pesca de maneira artesanal e onde saem as melhores lulas que se pode comer. Podem ser grelhadas, com arroz, estufadas e de outras tantas maneiras. São um pitéu. Mas com este inverno e com o mar a não dar tréguas, temos que ir ao supermercado e comprar congeladas.
Esta é uma receita que faço muitas vez, rápida, fácil e económica, pois as lulas congeladas são mais acessíveis que as frescas.
Ingredientes
Para 4 pessoas
2 kg de lulas
1 pacote dos grandes de tomate em pedaços da Guloso
3 cebolas grandes
1 Pimento grande
sal q.b
Piripiri q.b
1/2 ramo de salsa
1 Folha de louro
3 Dentes de alho
Azeite q.b
1 Copo de vinho branco
1 Chávena de arroz média
Confecção
Num tacho pique finamente a cebola(eu usei a mandolina,(uma ajuda preciosa..https://www.facebook.com/Borner-Portugal-cortador-de-legumes-294791543904177/?fref=ts)e adicione o azeite necessário para fazer um bom refogado, até a cebola ficar transparente.
De seguida adicione o tomate, o alho, louro, vinho branco e o pimento cortado a seu gosto, mexa tudo muito bem e deixe apurar cerca de 10 minutos, se achar necessário adicione um pouco de água, mas muito pouco, porque as lulas largam muita água.
Adicione as lulas mexa e coloque a salsa, tape e deixe cozinhar as lulas rectificando os temperos a seu gosto, eu só adiciono o sal depois de colocar as lulas.
Enquanto as lulas cozinham faça um arroz branco para acompanhar.
Quando as lulas estiverem cozidas, rectifique os temperos e sirva acompanhado com arroz, delicie-se..
Bom apetite
Sem comentários:
Enviar um comentário