terça-feira, 14 de julho de 2020

Salada de verão com couscous e camarão 



Com a chegada do verão voltam as refeições frescas e rápidas. As saladas ganham, mas o almoço de hoje foi mais um aproveitamento do que tinha no frigorífico. Com pouco se faz uma bela refeição. Como não tinha alface utilizei couve, alguns morangos, 4 tomates cereja, miolo de camarão, e couscous....toca de fazer um prato vistoso e muito fresco. 
Claro que aqui também utilizei a minha "companheira" de confecção dos camarões...a placa de indução da Casa Nova- Produtos para o lar...

Dose: 2 pessoas
Dificuldade: Fácil
Confecção: 20 minutos

Ingredientes

6 morangos pequenos

 1/2 tomate para salada

4 Tomates Cherry

couve q.b 

1 cenoura pequena

coentros q.b

1 dente de alho 

150 gr de miolo de camarão 

Azeite q.b 

1 Medida de 1 dl de Couscous 

1 dl de água quente 

Sal q.b

Pimenta q.b

Piripiri q.b 

Vinho branco q.b

1 fatia de melão

Confecção 
Comece por hidratar o couscous, colocando-o numa tigela com um pouco de sal, pimenta e a água a ferver. Tape e reserve enquanto prepara os restantes ingredientes.




Lave a couve e corte-a em juliana, reserve. Rale a cenoura e reserve. Corte a couve em juliana com a "Mandolina" e reserve. Corte o tomate, reserve. Corte os tomates cherry e os  morangos ao meio, reserve.   ( Eu usei o meu cortador de cenoura e a mandolina para os legumes... da  Borner Portugal ) 
Corte a fatia de melão aos bocados e reserve. 





Pique o dente de alho e os coentros reserve.  
Ligue a placa de indução para confeccionar os camarões.  Coloque  a frigideira ao lume e cubra o fundo com azeite, quando estiver quente adicione o camarão , mexa, adicione os alhos picados e um pouco de coentros, tempere a gosto, devendo ficar um puco picante. 
Deixe cozinhar e adicione um pouco de vinho branco. Este vais ser o tempero de toda a salada.


Coloque numa taça a couve, a cenoura e o tomate, reserve. Trate agora do couscous:  com um garfo solte-os com cuidado e adicione um fio de azeite. Junte-os à taça onde colocou  os restantes ingredientes e envolva tudo com cuidado. 
Coloque  no prato e por cima disponha o camarão, regue com um pouco do molho e decore com os morango, adicione mais um pouco de coentros e sirva com o melão fresco. 

Bom apetite 

Sem comentários:

Enviar um comentário